AthenaBot

Projeto em andamento que visa desenvolver um kit de robótica baseado em Arduino, com recursos disponíveis para promover a interdisciplinaridade.

Fundo branco com cortes geométricos
Foto da AthenaBot

Desenvolvemos o primeiro protótipo da AthenaBot!

Com a placa de circuito impresso feita em casa e com chassis improvisados (gambiarra), esta primeira versão servirá para testarmos todos os recursos e criarmos as primeiras atividades didáticas.

Assim que concluírmos esta etapa, vamos montar um segundo protótipo, mais "profissional", com a placa fabricada industrialmente e com chassis impressos em 3D.

Este protótipo inicial já conta com os seguintes recursos:

  • 2 motores DC com redução, que podem girar nas duas direções, possibilitando o giro no próprio eixo.
  • Garra robótica, para pegar objetos no caminho.
  • 3 sensores ultrassônicos (um na frente e dois dos lados), para localização e possibilidade de realizar desafios de labirinto fechado com o robô.
  • Módulo seguidor de linha, que pode ser usado em desafios de seguir linha e também para resolver labirintos desenhados com fita no chão.
  • Módulo de bússola, que pode ser utilizado em atividades onde se deseja fazer desafios baseados nas direções que o robô deve ir.
  • Tela OLED, para mostrar informações que desejar sobre o robô.
  • Módulo WiFi, que será utilizado para controle do robô por qualquer dispositivo (smartphone, laptop, etc), sem a necessidade de instalar aplicativos: o robô cria uma rede WiFi com senha aleatória que é mostrada na telinha OLED e depois de conectar nesta rede, só é necessário acessar uma página no navegador do dispositivo para poder controlar o robô.
  • Buzzer para indicação sonora do que desejar.
  • Led RGB para indicação luminosa do que for necessário.
  • LDR para medir luminosidade do ambiente em que o robô se encontra.
  • 3 botões que podem ser usados da forma que se desejar.
  • Baterias recarregáveis 18650, com módulo de controle de carga.

Na placa do robô é encaixado um Arduino Mega, pois acreditamos que é mais interessante deixar o Arduino separado (poderíamos ter incluído o microcontrolador e os outros componentes da placa Arduino diretamente na placa do robô), possibilitando sua retirada para uso em outras atividades.

Para programação, estamos desenvolvendo uma biblioteca para a IDE do Arduino, onde existirão todas as funções necessárias para controlar o robô.

A ideia é também criar os módulos para as interfaces de programação de blocos para o Arduino, baseado em projetos como o Ardublockly, o que é bastante interessante para quem está começando a aprender o básico sobre lógica e programação.

Em breve teremos atividades incluindo a AthenaBot aqui na Sala de Robótica! Fique ligado!


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